Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

TEMA: NANOTECNOLOGIA



Grupo: Rosilda, Leomar, Denize e Daniela

O que já sabemos?
* Duas pessoas do grupo não sabiam o que era nanotecnologia;
* Nano- divisão em milhões de partes;
* É a divisão do átomo em várias partículas;
* Microchips com os dados pessoais do ser humano para ser implantado na pele.

O que queremos saber?

1) Onde e para quê é utilizada? - Daniela

2) O que é a nanotecnologia? - Denize

3) É comprovada cientificamente? - Rosilda

4) O que traz de benefícios para a humanidade? - Leomar

Nossas descobertas:

1) As utilizações mais radicais da nanotecnologia seria a sua utilização nas ciências computacionais, como por exemplo, na nanofotonica¹, em que nanocristais² seriam criados de modo a permitir uma capacidade de busca na ordem dos milhares ou dezenas de milhares de bits.
Bem, a nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos atualmente, contudo, vamos nos ater apenas aos que mais interessam.
A nanotecnologia é utilizada em computadores. Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia.
No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade.
Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanômetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.
Além dos processadores, as placas de vídeo têm vários componentes nanoscópicos³. Tanto NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala. Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos.
Os vídeos games possuem tantos componentes internos, e tudo cabe em um espaço tão pequeno, que provavelmente se não fosse utilizada a nanotecnologia em vários desses componentes, eles seriam caixas enormes e pesadas. Graças aos componentes nanotecnológicos, os vídeo games tornaram-se incríveis e são verdadeiras plataformas de entretenimento.
Em quais outras áreas a nanotecnologia pode ser útil?
Evidentemente, esta tecnologia não foi criada somente para ajudar na informática, mas para revolucionar de maneira geral em qualquer área onde fosse necessário. Atualmente, pode-se relatar a aplicação da nanotecnologia na Medicina, na Química, na Física quântica, nas indústrias que criam protótipos aeroespaciais, refinarias e muitas tantas outras áreas.
Na medicina, por exemplo, temos como exemplo aparelhos para diagnosticar determinadas doenças, as quais não podem ser detectadas apenas com base em sintomas e exames comuns. Além disso, a nanotecnologia é muito utilizada para criar remédios, afinal, trabalhar com componentes químicos de tamanho tão pequeno, exige uma tecnologia minúscula o suficiente.
¹ A nanofotónica poderá ser o novo passo da fotónica. A fotónica permitirá a criação de computadores que serão na ordem dos milhares de vezes mais rápidos que os computadores clássicos ou computadores de electrões. A principal diferença entre um computador fotónico e um computador de electrões é que o primeiro não transmite os dados através de um bus sólido (materiais sólidos ex: semi - condutores, condutores) mas através de um feixe de luz (laser).
A nanofotónica estende-se para além desse ponto: tal como existe a formação de microcristais em certos fenómenos naturais, especula-se que a chave que poderá tornar a nanofotónica possível estará na utilização de nanocristais de baixa densidade (com uma densidade equivalente à dos aerogels), que permitirão refratar e/ou redirecionar o feixe de luz na direcção desejada. A estrutura de cada um destes cristais estaria de acordo com a sua função específica.
² Nanocristais: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115060207
³ Nanoscópicos: sem explicação encontrada

3 comentários:

  1. Olá Dani,
    Bem legal sua pesquisa, provavelmente a nanotecnologia já estava sendo utilizada a muito tempo e não tinhamos conhecimento. Que venha para o bem de todo ....

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi dani! Com essa leitura super informativa acabei sabendo outras curiosidades da nanotecnologia. Mas, o que me deixou com um pouco de dúvida foi sobre os microcristais onde você cita nessa matéria. Será se poderias me informar mais alguma coisa sobre esses poderosos cristais?

    ResponderExcluir
  3. Bem que bom que você achou mais algumas curiosidades, mais infelizmente sobre os nanocristais não posso lhe dar uma resposta. Procurei sobre o assunto mais não encontrei uma resposta. Abraços

    ResponderExcluir